Após anunciar o abandono de The Hateful Eight, Quentin Tarantino move uma ação judicial contra o site que vazou o roteiro de seu novo filme. Mas o editor do site já respondeu e a confusão promete render uma boa mídia para Tarantino
A notícia do vazamento do roteiro de The Hateful Eight – novo projeto de Quentin Tarantino – fez com que o diretor não só desistisse das filmagens, mas sua ira também o levou recentemente a processar o site responsável pela publicação. Tarantino move agora uma ação judicial contra a página, alegando violação de direitos autorais do filme na Corte Distrital dos Estados Unidos, na Califórnia, além de exigir 1 milhão de dólares de indenização por danos morais.
Na última quinta-feira, o blog Defamer, hospedado no site de fofocas Gawker, teve acesso ao roteiro de 146 páginas e o disponibilizou para download. O advogado de Tarantino, Martin Cantor, acusou o site de “praticar jornalismo predatório” e de violar “os direitos das pessoas de fazer um dinheirinho”, segundo informações do site Hollywood Reporter. “Em vez de apenas publicar uma notícia dizendo que o roteiro de um autor circulou em Hollywood sem a permissão dele, o Gawker cruzou a linha jornalística ao se promover diante do público como a primeira fonte onde se podia ler o roteiro completo ilegalmente”, complementa o advogado.
Para se defender das acusações, o site Gawker divulgou uma nota explicando que a página apenas publicou uma matéria que direcionava para um servidor em outro lugar na internet onde os leitores podiam encontrar uma cópia do script. “Alguém desconhecido do Gawker colocou o roteiro em um site chamado AnonFiles e outro anônimo também o colocou em um site diferente chamado Scribd. Na quinta passada, recebemos a dica de um leitor nos informando que o script estava no AnonFiles, depois que o Gawker havia publicado um relato de que o roteiro tinha aparecido online”, explica a nota, escrita pelo repórter John Cook no site Gawker.
Cook argumenta que o blog Defamer só divulgou o link do roteiro, porque era notícia de interesse geral. “O trabalho do Defamer é cobrir aquilo que as pessoas em Hollywood estão falando. Graças à perspicaz estratégia de publicidade do Tarantino, o vazamento de The Hateful Eight foi dissecado online mundo afora e foi tópico de discussão entre leitores do site”, comenta o repórter. O mesmo texto acusa o próprio Tarantino de ter criado a própria situação. “Foi o próprio Tarantino que transformou seu roteiro em noticiário, algo que lhe rendeu uma boa atenção”, acrescenta Cook.
Não é a primeira vez que o Gawker enfrenta ações judiciais. O site já foi processado por divulgar um vídeo em que o lutador Hulk Hogan e a atriz Rebecca Gayheart aparecem tendo relações sexuais; e também quando publicou uma proposta de livro de Lena Dunham, criadora da série Girls.
No último sábado, o Blog de Cinema repercutiu a notícia de que Tarantino havia desistido de filmar The Hateful Eight, após o vazamento do roteiro.
Leia na íntegra a matéria, > acessando aqui <
Defesa
Na página principal do Gawker, o editor John Cook insinua que o próprio Quentin Tarantino transformou o roteiro em uma notícia de jornal, chamando atenção para o vazamento deste, e que o site aO editor do site penas fez seu trabalho de informar o leitor sobre o caso.
O editor do site estadunidense Gawker, John Cook, que postou o roteiro do filme de Quentin Tarantino, postou defesa no próprio site, alegando que apenas prestou informação. Alegou, também, que o cineasta tirou proveito dpo fato para aparecer na mídia. Gawker e Defamer (o blog no qual o link para download do roteiro foi publicado) são sites de notícias, e nossa publicação do link foi claramente ligada ao nosso objetivo de informar os leitores sobre as coisas com as quais eles se importam, destaca a defesa.
Acesse o site Gawker, > acessando aqui <
O post POLÊMICA – Tarantino processa site que vazou o seu novo roteiro apareceu primeiro em Blog de Cinema.